É muito comum, principalmente quando estamos começando a lidar com placas eletrônicas, termos dificuldades em diferenciar alguns componentes. Isso acontece porque alguns componentes possuem o mesmo encapsulamento, ou seja, o mesmo formato.

Veja por exemplo a placa abaixo:

placa springer
Transistor e Triac

Os dois componentes tem o mesmo encapsulamento TO-92, entretanto no quadrado vermelho temos um transistor e no quadrado amarelo um triac. Neste caso como podemos fazer para diferenciar um do outro?

1) Pelo código do componente

A primeira forma e mais indicada é pesquisar pelo código do componente no google, assim vamos obter com mais detalhes do que se trata o componente em seu datasheet.

triac bt131
Código do Triac para Pesquisar no Google
resultado da pesquisa bt131
Resultado da Pesquisa

Clique no link que possui [PDF], assim o datasheet abrirá na tela. O datasheet é a folha de dados, nele conseguimos obter todas as informações do componente em questão. Como o leitor pode perceber, no cabeçalho do datasheet já temos a informação de que se trata de um Triac.

datasheet bt131
Informação do componente no datasheet

2) Pelo código na serigrafia da placa

A segunda forma é observar o código impresso na serigrafia da placa:

codigo na placa

Em geral a letra Q é para transistores, TR para triacs, C capacitores de disco, D diodos, Z diodos zeners, E capacitores eletrolíticos, L indutores, IC para circuitos integrados, X cristais, R resistores, etc. Portanto, quando estiver em dúvida se o componente é um triac ou um transistor, basta olhar para a serigrafia logo abaixo do componente. Na imagem acima temos resistores R10, R11, diodos de sinais D5 e D6, um capacitor eletrolítico E4, capacitor de disco C18 e assim por diante.

3) Pela região onde o componente está localizado no circuito

A terceira forma para saber se é um transistor ou triac é observar em que região o componente se encontra. Um transistor normalmente é utilizado para acionar algum relê ou outro componente da placa, e por isso está na região do circuito onde temos a presença de corrente contínua.

O triac por outro lado é utilizado para acionamento de cargas, e estará localizado em uma região da placa onde temos a presença de corrente alternada. Na maioria das vezes o triac está próximo de algum conector onde a carga é conectada, no caso da placa do ar condicionado, fica próximo ao conector do motor da turbina da evaporadora.