IDE do Arduino

O que é uma IDE?

Uma IDE (do inglês Integrated Development Enviroment) é um ambiente de desenvolvimento integrado que contém todos os recursos e ferramentas necessárias para que possamos desenvolver nossos projetos. Logo abaixo você pode ver a IDE do Arduino:

ide do arduino

Instalação da IDE do Arduino

Para que você possa trazer sua idéia para o mundo real o primeiro passo é escrever o código e testá-lo no seu Arduino e, para isso, você vai precisar fazer o download da IDE do Arduino.

Supondo que você esteja usando o Windows 7 ou uma versão superior, basta clicar na opção indicada na imagem e salvar o arquivo instalador no seu computador.

download da ide do arduino

Uma vez baixado o instalador, dê um duplo clique no arquivo para iniciar o processo de instalação e clique em I Agree para concordar com os termos de uso:

instalacao do arduino

Na tela seguinte clique em Next para prosseguir com a instalação:

instalacao arduino

Perceba que o instalador além de criar os atalhos, irá instalar o Software Arduino que é a própria IDE e também o driver USB que é necessário para que o sistema operacional reconheça a plataforma Arduino (o hardware que é a placa física).

Clique em Install para iniciar a instalação:

instalacao arduino

Os arquivos serão copiados para a pasta de destino, este processo pode demorar alguns segundos:

instalacao arduino

Durante o processo de instalação aparecerá alguns avisos para instalar drivers necessários ao funcionamento do Arduino, clique em Instalar para todos eles:

instalacao arduino

Quando a instalação estiver completa o botão Close ficará disponível e então podemos clicar nele para finalizar a instalação:

instalacao arduino

Caso tenha ficado com alguma dúvida durante o processo de instalação, você poderá acompanhar clicando aqui para ver no formato de vídeo tutorial (clique em pré-visualizar).

Primeira Execução da IDE

Assim que finalizamos a instalação do Arduino um ícone será adicionado na área de trabalho:

icone arduino

Podemos então dar um duplo clique para abrir a IDE. Pode ser que apareça um aviso de segurança do Windows, neste caso basta clicar em Permitir Acesso:

aviso windows

A IDE é bem fácil de se trabalhar, no meio você tem a área de texto onde são inseridos os códigos do programa e, na parte superior, o menu principal e os botões de atalho.

ide do arduino

Selecione o seu Arduino

Agora que a IDE já está instalada você precisa selecionar a plataforma que irá utilizar, para isso clique em Ferramentas >> Placa e escolha o modelo do seu arduino:

selecao arduino

E já está tudo pronto para começar a programar!

 


Tags

arduino, ide, instalação


Você também pode gostar...

Como Medir um Resistor na Placa

Como Medir um Resistor na Placa

Lei de Ohm Ω

Lei de Ohm Ω
Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Cadastre-se gratuitamente e seja avisado quando eu postar novos conteúdos: