Transistor ou Triac – Como diferenciar um do outro?

É muito comum, principalmente quando estamos começando a lidar com placas eletrônicas, termos dificuldades em diferenciar alguns componentes. Isso acontece porque alguns componentes possuem o mesmo encapsulamento, ou seja, o mesmo formato.

Veja por exemplo a placa abaixo:

placa springer
Transistor e Triac

Os dois componentes tem o mesmo encapsulamento TO-92, entretanto no quadrado vermelho temos um transistor e no quadrado amarelo um triac. Neste caso como podemos fazer para diferenciar um do outro?

1) Pelo código do componente

A primeira forma e mais indicada é pesquisar pelo código do componente no google, assim vamos obter com mais detalhes do que se trata o componente em seu datasheet.

triac bt131
Código do Triac para Pesquisar no Google
resultado da pesquisa bt131
Resultado da Pesquisa

Clique no link que possui [PDF], assim o datasheet abrirá na tela. O datasheet é a folha de dados, nele conseguimos obter todas as informações do componente em questão. Como o leitor pode perceber, no cabeçalho do datasheet já temos a informação de que se trata de um Triac.

datasheet bt131
Informação do componente no datasheet

2) Pelo código na serigrafia da placa

A segunda forma é observar o código impresso na serigrafia da placa:

codigo na placa

Em geral a letra Q é para transistores, TR para triacs, C capacitores de disco, D diodos, Z diodos zeners, E capacitores eletrolíticos, L indutores, IC para circuitos integrados, X cristais, R resistores, etc. Portanto, quando estiver em dúvida se o componente é um triac ou um transistor, basta olhar para a serigrafia logo abaixo do componente. Na imagem acima temos resistores R10, R11, diodos de sinais D5 e D6, um capacitor eletrolítico E4, capacitor de disco C18 e assim por diante.

3) Pela região onde o componente está localizado no circuito

A terceira forma para saber se é um transistor ou triac é observar em que região o componente se encontra. Um transistor normalmente é utilizado para acionar algum relê ou outro componente da placa, e por isso está na região do circuito onde temos a presença de corrente contínua.

O triac por outro lado é utilizado para acionamento de cargas, e estará localizado em uma região da placa onde temos a presença de corrente alternada. Na maioria das vezes o triac está próximo de algum conector onde a carga é conectada, no caso da placa do ar condicionado, fica próximo ao conector do motor da turbina da evaporadora.


Tags

como diferenciar, transistor, triac


You may also like

Como testar uma pilha ou bateria

O que é um CI Chaveador?

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

  1. João Pimentel disse:

    valeu! gostaria que me enviassem material, relacionado com as placas de AC.
    Obrigado.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
Abrir chat
Fale conosco