Olá tudo bem? Neste artigo você vai ver como medir pilhas e baterias com tensões de 1,5V e 9V utilizando a escala BATT disponível em alguns multímetros.

multimetro analogico escala batt
Escala BATT no Visor do Multímetro Analógico

No visor podemos observar a escala BATT, e nela temos três informações:
BAD em vermelho indicando que a pilha ou bateria está ruim, temos também uma pequena faixa  com um ponto de interrogação indicando dúvida ou um meio termo e GOOD indicando que a pilha ou bateria está em boas condições.

Vamos então medir uma pilha de 1,5V. Antes de começar, verifique se a ponta de prova preta está conectada no borne negativo (COM) e a ponta de prova vermelha no borne positivo para tensões elétricas (VmAΩ) como indicado abaixo:

Conexão das pontas de prova do multimetro
Conexão das pontas de prova

Giramos a chave seletora para 1.5V e com a ponta de prova preta encostamos no polo negativo e a ponta de prova vermelha no polo positivo, e o ponteiro então vai deflexionar.

Ajuste chave seletora
Ajuste na Chave Seletora para 1.5V

Se o ponteiro ficar sobre a faixa verde, isso indica que a pilha está boa. Caso estivesse posicionado dentro da faixa duvidosa seria recomendado fazer a troca da pilha.

Para verificar baterias de 9V o procedimento é o mesmo, entretanto nós temos que mudar a chave seletora para a tensão da bateria, que neste caso é de 9V. Novamente enconstamos a ponta de prova preta no polo negativo e a ponta de prova vermelha no polo positivo.

Talvez você se pergunte.. mas se eu não tiver essa escala no meu multímetro como que eu faço pra medir? Eu posso simplesmente usar a escala de tensão contínua?

Bom, poder até pode, mas não vai ser uma medida correta porque a pilha ou a bateria não estará com carga alguma aplicada sobre ela, como uma resistência por exemplo. Já o multímetro com essa função possui internamente resistores que ficam associados em série com a ponta de prova aplicando assim alguma carga sobre a pilha ou bateria em teste.

Ficou com alguma dúvida? Confira o vídeo abaixo: