Uma peça fundamental para se testar de forma adequada a placa do ar condicionado split, seja convencional ou inverter, é o motor ventilador. Isto porque se ligarmos a placa na bancada sem o motor, após alguns segundos de funcionamento a placa irá indicar algum código de erro, justamente porque ela não conseguiu detectar a rotação do motor ventilador.
Quando a placa é ligada e começa a funcionar, o microcontrolador envia um sinal para o motor começar a funcionar e espera um feedback, ou seja, um retorno do motor para saber se está girando ou não, e o sensor hall é o componente responsável por enviar este retorno para a placa.
Portanto, para escolher o motor adequado o primeiro passo é que este motor tenha um circuito interno que faça a leitura da rotação, utilizando para isto um sensor hall, que fica localizado em uma pequena placa de circuito impresso dentro do motor. Esse tipo de motor é utilizado em equipamentos hiwall de baixa potência, normalmente de 9.000 a 12.000 btus.
Em seguida devemos observar se o chicote do sensor hall possui cores, isso é necessário porque temos que fazer o mapeamento dos cabos, ou seja, associar a cor do cabo à função dele.
Por exemplo, observe o esquema abaixo:

No motor de cima o chicote é colorido, e fica muito mais fácil identificar que o cinza é o sinal que sai do sensor hall, amarelo a tensão de 5V e o marrom o terra. Já no motor de baixo, que não possui cores, seria necessário desmontar o motor para verificar diretamente no circuito do sensor hall qual cabo é responsável por enviar o sinal e quais os cabos que alimentam o circuito.
Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários.
Se inscreva também no nosso canal do youtube: youtube.com/LeoCelista
Siga-nos no instagram: @eletronicadosplit
Um grande abraço 🙂