Como Usar um Multímetro

Olá querido leitor! Neste artigo você vai aprender como utilizar o multímetro digital e como realizar as principais medições com este instrumento.

Objetivos deste artigo:

  1. O que é um multímetro
  2. Multímetro Digital
  3. Multímetro Analógico
  4. Escalas do Multímetro
  5. Pontas de Prova
  6. Como Medir Tensão Alternada
  7. Como Medir Tensão Contínua
  8. Como Medir Resistências
  1. O que é um Multímetro?

Um multímetro é um instrumento de medida de grandezas elétricas. Com ele conseguimos medir tensão, corrente e resistência elétrica. O nome multímetro vem justamente da incorporação destes três instrumentos de medida em um só: o Voltímetro, o Amperímetro e o Ohmímetro. Com o multímetro conseguimos medir também verificar a funcionalidade de alguns componentes eletrônicos como varistores, transístores, diodos, etc. Encontramos o multímetro em duas versões: digital e analógico.

2. Multímetro Digital

Este é o mais comum e mais simples de fazer a leitura dos valores por possuir um visor de LCD e o valor numérico é expresso no visor.

Partes de um Multímetro Digital

Existem multímetros para todos os orçamentos, desde os mais baratos para quem está começando a aprender eletrônica até aos mais caros e com mais recursos.

Alguns multímetros possuem ajuste automático de intervalo, isso significa que você só precisa indicar no instrumento a grandeza a ser medida e o multímetro se encarrega de ajustar a escala adequada de forma automática. Em outros é necessário fazer o ajuste manual rotacionando a chave seletora. Mais adiante veremos como realizar a medida de tensão.

À esquerda um multímetro genérico simples, e à direita um fluke com ajuste automático.

3. Multímetro Analógico

Se você está começando seus estudos em eletrônica este não é o multímetro mais indicado, uma vez que o valor obtido precisa ser interpretado e convertido pelo utilizador. O multímetro analógico possui um ponteiro que deflexiona, ou seja, varia a sua posição conforme um campo eletromagnético é gerado na bobina galvanômetro.

Multímetro Analógico

4. Escalas do Multímetro

Os multímetros possuem diversas escalas pois precisam realizar medidas de diversas grandezas. As escalas mais comuns encontradas na maioria dos multímetros são para Tensão (V), Corrente (A) e Resistência (Ω). Outros instrumentos podem ter mais escalas como Temperatura, Frequência, Capacitância, Ganho de Transistores e etc.

Escalas do Multímetro Digital

5. Pontas de Prova

Junto com o instrumento acompanha também um par de cabos sendo um preto e outro vermelho, que chamamos de pontas de prova. A conexão das pontas de prova no multímetro pode variar de acordo com a grandeza que estivermos medindo.

Pontas de Prova do Multímetro

6. Como Medir Tensão Alternada

Para exemplificar vamos fazer a medição da tensão alternada proveniente da concessionária de energia. O primeiro passo é conectar a ponta de prova preta no borne COM (de comum) e a vermelha no borne VΩ:

Veja que na escala de tensão alternada (VAC~) temos duas opções, 200V e 600V. Supondo que a tensão da rede seja de 220V ajustamos a escala para 600V:

Ao posicionar a chave seletora na posição 600V estamos dizendo ao multímetro que o valor máximo que vamos medir será de 600V. Em seguida basta encostar as pontas de prova nos terminais da tomada.

Medida de Tensão Alternada

7. Como Medir Tensão Contínua

A escala de tensão contínua é indicada pelas letras VDC ou DCV vai depender do multímetro. Supondo que vamos medir a tensão de uma bateria de 9V podemos então ajustar para 20V. Basta encostar a ponta de prova preta no terminal negativo da bateria e a ponta de prova vermelha no terminal positivo:

Medida de Tensão Contínua

8. Como Medir Resistências

Para medir resistências é bem simples, basta ajustarmos para a escala de resistência (Ω) que é medida em Ohms. Para este exemplo vamos medir um resistor de 10000 Ohms que é o mesmo que 10K. Como não temos no multímetro de exemplo o valor de 10K ajustamos então para a próximo valor que são 20K, desta forma podemos medir então resistores (ou resistências) de até 20000 Ohms.

Medida de Resistor de 10K na Placa

O ideal é que a medida fosse feita com o resistor fora da placa, porém para economizar tempo durante os testes podemos fazer a medida do resistor com ele na placa porém nos dois sentidos. O resultado deve ser menor ou igual ao valor do resistor. Neste caso como o resistor é de 10K (marrom, preto, laranja, dourado) o valor indicado no visor do multímetro indica que o resistor está bom 9.8K e está dentro da tolerância de 5%.

Gostou do artigo? Escreva nos comentários caso tenha ficado com alguma dúvida. Confira também o vídeo:


Tags

digital, multimetro


Você também pode gostar...

Como Medir Resistores na Placa

Lei de Ohm Ω

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}