Olá querido leitor!

Antes de ver propriamente como se faz para testar um diodo, vejamos rapidamente como ele funciona e como é constituído.
O diodo é um semicondutor, geralmente de silício, que possui uma junção formada por dois cristais sendo um do tipo P e outro do tipo N.

O cristal do tipo P é silício dopado com boro, sendo que neste caso ele terá lacunas prontas para receber elétrons, portanto dizemos que este cristal é positivo.
Já o cristal do tipo N também é de silício porém este é dopado com fósforo, sendo assim, haverão elétrons sobrando. Dopar um material é o mesmo que adicionar impurezas nele, ou seja, no cristal N estamos “sujando” o silício com fósforo.

Quando estes dois cristais se juntam um fenômeno acontece – os elétrons livres preenchem algumas lacunas do cristal P criando o que chamamos de recombinação, e isso ocorre no momento da confecção do componente.

O diodo então possui dois terminais, sendo o Anodo conectado ao cristal P e o Catodo conectado ao cristal N, veja a imagem abaixo:

simbologia-do-diodo

Consegue perceber que no símbolo do diodo parece que tem uma seta? Vou pintar de vermelho pra ficar mais explícito:

simbologia-diodo

Então, essa seta indica a direção do fluxo da corrente direta, ou seja, a corrente que flui do anodo para o catodo. O catodo é marcado por um risco, e ele aparece tanto no diodo retificador como no diodo de sinal. No diodo retificador é o risco cinza, e no diodo de sinal o risco é o preto.

indicativo-catodo

Tanto o diodo retificador 1N4007 (preto), quanto o diodo de sinal 1N4148 (laranjado) são muito comuns nas placas de ar condicionado split.

Basicamente a função do diodo é permitir a condução de corrente elétrica em um único sentido e por isso ele é muito utilizado nas fontes de alimentação, e algo muito interessante acontece quando combinamos quatro diodos retificadores, conseguimos dessa forma criar uma ponte retificadora de onda completa, ou seja, tanto o semiciclo positivo quanto o negativo serão retificados.

A ponte retificadora é que vai transformar a corrente alternada em corrente contínua no nosso circuito:

corrente-alternada-continua

Agora que você já sabe o que é e para que serve um diodo, vamos ver como se faz para testar esse componente.

No multímetro digital temos uma chave seletora para escolher a escala que queremos medir e nela temos uma escala específica para diodos:

multimetro-digital-escala-diodo

Uma observação importante, o diodo não possui resistência, pense no diodo como um condutor que conduz em apenas uma direção. O valor que vai aparecer no multímetro é o valor da queda de tensão, que varia de 0,5 a 0,8V. Em geral, um diodo de silício apresenta uma queda de tensão de aproximadamente 600mV (0,6V).

Para se testar o diodo no sentido direto, encostamos a ponta de prova vermelha no anodo e a ponta de prova preta no catodo.

Como existe uma tensão de 3V nas pontas de prova do multímetro uma corrente elétrica vai fluir do anodo pro catodo, e então uma queda de tensão de mais ou menos 600mV vai surgir, e é esse valor que aparece no visor do multímetro:

medicao-do-diodo

Obs: Se uma tensão menor que 0,6V for aplicada aos terminais do diodo, mesmo que no sentido direto, como mostrado acima, este não irá conduzir porque não foi aplicada tensão suficiente para vencer a barreira de potencial entre os dois cristais.

Quando invertemos as pontas de prova, agora com o positivo no catodo e o negativo no anodo, estamos polarizando o diodo reversamente, sendo assim não teremos condução de corrente elétrica, e no visor do multímetro aparecerá a letra I de infinito ou OL, indicando circuito aberto ou sem condução.

Caso no sentido reverso apareça alguma condução de corrente, significa que o diodo está com defeito ou está em paralelo com algum outro componente, neste caso devemos levantar um dos terminais do diodo e repetir o teste.

Veja no vídeo abaixo como testar na prática o diodo de uma placa de ar condicionado split:

Eu vou ficando por aqui, espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma, se gostou compartilhe, dessa forma você me ajuda a escrever ainda mais conteúdos. Não se esqueça também de se inscrever no nosso canal e ativar o sininho para ser avisado quando eu subir novos vídeos.

Um grande abraço e até o próximo post! 🙂