Como Testar o Regulador 7805

Circuito Integrado 7805

Neste artigo você verá como fazer o teste do regulador de tensão 7805 que é muito utilizado nas placas de ar condicionado, mas antes vamos entender como ele funciona.
O regulador de tensão 7805 é um circuito integrado com 3 terminais conforme ilustrado abaixo:
regulador 7805
Visto por fora vemos apenas os três terminais de conexão porém internamente ele é composto por diversos componentes, por isso dizemos que ele é um circuito integrado.
É muito comum algumas pessoas confundirem ele com um transistor pois em alguns casos ele é fornecido num encapsulamento menor (TO-92) como abaixo:
to-92
Alguns circuitos precisam de ter uma tensão contínua estável em 5V para funcionar corretamente e é aí que entra o regulador 7805.
Supondo que nós tenhamos uma fonte de alimentação com tensão contínua de 12Volts e que precisamos então baixar e regular essa tensão para 5Volts temos então o seguinte esquema de ligação:
circuito integrado 7805
No terminal do meio do regulador temos o COM (comum) que é conectado ao terminal negativo da fonte de alimentação. No terminal esquerdo se olharmos o componente de frente temos então a entrada de tensão positiva (INPUT) que neste caso é de 12V e no terminal da direita a saída de tensão (OUTPUT) regulada em 5V (também positivo).
O regulador também pode fornecer tensões negativas? Sim! Para saber se um regulador é “negativo” ou “positivo” basta olhar os dois primeiros algarismos do código. Se começar com 78 significa que é um regulador de tensão positiva, exemplos: 7805, 7812, 7815. Os dois últimos números se referem a tensão de saída, 5volts, 12volts e 15volts respectivamente.
Se o regulador começar com 79 quer dizer que ele fornece tensões negativas, ex: 7905, 7909, 7912. Mas atenção! A pinagem do regulador positivo para o negativo muda, portanto verifique sempre no datasheet do componente antes de utilizá-lo no seu projeto.

Veja Como Testar o Regulador 7805:

Através da ilustração anterior fica fácil de perceber como é simples o teste do regulador, bastando apenas ter em mãos uma fonte de alimentação de 12V e um multímetro digital.
Para verificar as tensões ajustamos então o multímetro na escala de tensão contínua 20V (isso indica que iremos medir tensões de até 20V) e com a ponta de prova preta encostamos no terminal do meio do regulador. A ponta de prova vermelha encostamos no terminal de saída e então, indicará no visor a tensão aproximada de 5V.
Para baixar o datasheet do regulador 7805 é só clicar aqui.
Caso queira conferir o teste na prática veja o vídeo abaixo:


Tags

7805, como testar, regulador, testes


Você também pode gostar...

Como Medir um Resistor na Placa

Como Medir um Resistor na Placa

Lei de Ohm Ω

Lei de Ohm Ω
Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Cadastre-se gratuitamente e seja avisado quando eu postar novos conteúdos: