Como Medir Resistores na Placa

Para minimizar o tempo de análise de um circuito podemos fazer o teste de resistores diretamente na placa sem a necessidade de removê-lo do circuito.

Atenção, vale lembrar que o teste de resistores no circuito deve ser sempre com a placa desconectada da rede elétrica, para assim evitar qualquer tipo de dano ao multímetro.

Antes de começar a medir o resistor precisamos saber previamente o valor dele para que possamos fazer o ajuste da escala de forma adequada, e por isso podemos contar com aplicativos específicos para essa finalidade como o Resistor Code Calculator por exemplo, disponível gratuitamente para celulares com sistema android.

De forma alternativa você também pode utilizar a tabela de cores dos resistores, porém com o aplicativo é muito mais fácil principalmente se você ainda estiver iniciando os estudos em eletrônica.

Uma vez identificado o valor do resistor, por exemplo 10K, o passo seguinte é fazer o ajuste para a escala correta. Observe na imagem:

Escala Ohmica

Repare que não temos disponível no multímetro o valor para 10K, por isso posicionamos a chave seletora para 20K. Desta forma estamos informando ao multímetro que iremos realizar a medida de um resistor de no máximo 20K.

Em seguida é só encostar as pontas de prova nos terminais do resistor, o valor obtido deverá ser sempre igual ou menor ao valor do resistor, que neste caso é de 10K. Para entender na prática como funciona assista ao vídeo abaixo:

https://youtu.be/DuKpAllRXMY

Tags

como medir, na placa, resistores


Você também pode gostar...

Lei de Ohm Ω

Como Usar um Multímetro

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}